quinta-feira, 17 de março de 2011

OSTEOPOROSE UMA DAS DOENÇAS MAIS FATAIS DO MUNDO!

Osteoporose é uma doença que atinge os osso, pela falta de cálcio. Isso aconteçe quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas.
Faz parte do processo normal de envelhecimento, e é mais comum em mulheres do que em homens.
A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma ser espontânea que costuma ser espontânea, isto é, não relacionada a trauma. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que tenha gravidade maior.
Pontos fracos no esqueleto:
Coluna vertebral - Pessoas idosas podem fraturar as vértebras da coluna com freqüência. A chamada corcunda de viúva é uma deformação comum e pode até levar à diminuição de tamanho do doente. É muito importante saber que a maioria das fraturas que ocorrem na coluna se situam na região torácica e não na região lombar como tem sido descrito pela maioria dos reumatologistas e ortopedistas.
Punho - Por ser um ponto de apoio, é uma área na qual as fraturas acontecem normalmente. Os ossos sensíveis têm pouca estrutura para sustentar o peso do corpo quando cai.
Quadril - As fraturas de pelve são difíceis de cicatrizar e podem levar à invalidez. Estudos mostram que em torno de 50% dos que fraturam o quadril não conseguem mais andar sozinhos.
Fêmur - Também muito comum entre os que desenvolvem a doença. É freqüente tanto em homens quanto em mulheres, principalmente depois dos 65 anos. A recuperação costuma ser lenta.
Obs: As mulheres são as mais atingidas na doença ,porque?
Porque a mulher quando cai na menopausa os níveis de estrógeno caem bruscamente. Com isso, os ossos passam a incorporar menos cálcio tornando-se mais frágeis. Para cada quatro mulheres, somente um homem desenvolve esta patologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário